quarta-feira, 15 de abril de 2015

Assine a petição: em apoio aos Cubanos do “Mais Médicos”; contra a iniciativa tucana que quer proibi-los no programa

Assine o abaixo-assinado aqui.

Nota do Solidários: como ainda não foi aprovado não trata-se de decreto, mas sim de projeto de decreto.


Por Amanda Cotrim

Como disse José Martí, herói nacional em Cuba: “La guerra que se nos hace es a pensamiento. Ganémosla a pensamiento". É na batalha contra o ódio e a favor da igualdade que nos posicionamos frente ao decreto dos Senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que quer proibir cubanos no programa Mais Médicos. 

O Programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

O projeto do tucano Aloysio Nunes do PSDB de São Paulo tramita no Senado e prevê a invalidação do termo de cooperação firmado pelo governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ver mais: http://zip.net/bdq5QT.

Assista: Direita e setores midiáticos se unem contra médicos cubanos, mas eles têm aprovação de 95% da população

Nos posicionamos em favor do programa de saúde que atende milhões de brasileiros. O Mais Médicos conta atualmente com 11,4 mil médicos em atividades em mais de 3.500 municípios. A iniciativa dos senadores tucanos foi classificada pelo Ministro da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, como um “verdadeiro atentado, podendo deixar 63 milhões de brasileiros sem assistência básica em todo o país”.


A maioria do povo brasileiro aprova o programa Mais Médicos. Segundo uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), que entrevistou 4 mil pessoas em 200 municípios que contam com os médicos do programa, entre junho e julho de 2014, 96% afirmaram que os profissionais do Mais Médicos são competentes e 90% aprovaram o tratamento durante o atendimento. Ver mais: http://zip.net/bspwmR.

Viemos a publico questionar o PSDB: O que vai acontecer nas cidades e comunidades onde hoje trabalham os médicos cubanos se eles forem embora?

Aécio Neves, durante a campanha presidencial, afirmou que não ia acabar com o programa. Mas por que, então, uma liderança de seu partido apresenta uma proposta de decreto contra o Mais Médicos?

Toda a nossa solidariedade aos médicos cubanos, que desde que chegaram ao Brasil tiveram que atravessar o preconceito, provando que são necessários.


Toda a nossa solidariedade a Cuba, com os projetos de integração latino-americana, com a humanidade. Toda a nossa solidariedade ao povo brasileiro que necessita dos médicos cubanos para terem acesso a um serviço de saúde digno.

Assine Aqui para que o Senado derrube o decreto que proíbe Cubanos no programa Mais Médicos.

Com apoio da Associação José Martí da cidade de Santos/SP.

12 comentários:

  1. Em favor do Brasil, Mais Médicos e todos colegas e companheiros Médicos Cubanos. Siempre !!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquem pra sempre Brasil pressisa de mais médico

    ResponderExcluir
  3. AGORA SIM, NÓS BRASILEIROS ESTAMOS SENDO BEM ATENDIDOS PELOS MÉDICOS CUBANOS, ELES SIM TEM CORAÇÃO, ATENDEM BEM, TEM CARISMA PARA COM SEUS PACIENTES, TRABALHAM POR AMOR,SABE VALORIZAR. PRECISAMOS É DE MUITO MAS MÉDICOS CUBANOS.EXISTE MÉDICOS NO BRASIL, ME DESCULPE , SÓ PENSA NO DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  4. EM MINHA COMUNIDADE EXISTE UM MÉDICO CUBANO, E NÃO QUEREMOS QUE ELE VÁ EMBORA POR NADA. MUITO QUERIDO PELA COMUNIDADE.SABE PORQUE, FAZ UM BOM TRABALHO.

    ResponderExcluir
  5. Melhorou muito nossa comunidade com todo respeito aos demais médicos que temos mas temos que reconhecer que alem das necessidades que viemos enfrentando ao longo dos anos a fragilidade que a nossa saúde enfrenta diante de tais situações que essa vinda dos médicos do programa mais Médicos esta tendo um avanço muito importante que na minha opinião não devemos deixarem que retrocede a um programa que merece sim ser ampliado e que tem que fazerem sim uma politica de modernização e mais estruturas e apoio a esses Médicos que vieram para melhorar nossa SAÚDE E QUEM NAO QUER QUE DE O LADO PARA OS QUE QUEIRAM CONTINUAR!!!

    ResponderExcluir
  6. toso que tiveram a honra de ser atendidos por um medico de Cuba se admiraram pela postura profissional e verdadeiro interesse. Diferente dos filhinhos de papai que compõem a maioria dos medico do Brasil

    ResponderExcluir
  7. Fiquem sempre com nós! Amo muito a minha médica cubana! Dios abençoe!

    ResponderExcluir
  8. La elite del poder ✊ son unos hp que quieren matar al pobre lentamente por enfermedades curable y prevenible, asco 😝 dan los políticos brasileños, n UU nunca vi un país más ruin que el Brasil en termino de política

    ResponderExcluir
  9. Si los cubanos que prestamos servicios en el programa Mais Medico nos vamos el pueblo quedara desatendido, solo voy a sitar un ejemplo trabajo en el municipio de Lençois estado Bahia y el unico medico que esta trabajando soy yo ni en el hospital hay medicos trabajo hasta pasada la una de la tarde y nadie ve eso claro no le conviene a la elite pero y el pueblo? que lindo e? mañana hay feriado nacional y mi equipo trabajara, pero nadie ve eso solo implatan leyes que lejos de veneficiar al pueblo lo dañifiaca y claro mas trabajo para aquellos que segun ellos debemos irnos porque no nos necesitan, es una paradoja pero es la pura realidad, feliz feriado a todos kkkkkkkkk, aqui hay que trabajar.

    ResponderExcluir
  10. OS MÉDICOS CUBANOS ,TEM ALMA,HUMANISMO,TUDO O QUE FALTA EM GRANDE PARTE DOS NOSSOS. ESPERO QUE ESTE CONVÊNIO NÃO ACABE,POIS AGORA SIM TEMOS MÉDICOS DE VERDADE. E VIVA CUBA!!!

    ResponderExcluir
  11. A diferença entre a Medicina no mundo e a Medicina Cubana é que a primeira pratica a medicina por status e a segunda por amor.

    ResponderExcluir