domingo, 24 de julho de 2016

"Fidel deu comida a quem tinha fome, água a quem tinha sede e saúde a quem estava doente"

Frei Betto relança livro-entrevista com Fidel Castro


Por Pedro Marin na Revista Opera

Fidel pode não ser cristão na fé, mas sem dúvida o é na prática, pois deu comida a quem tem fome, água a quem tem sede, saúde a quem estava doente etc. Cuba é hoje, apesar das dificuldades, um país sem miseráveis e de boa qualidade de vida.”

A afirmação é do teólogo, escritor e jornalista Frei Betto, que relançou em São Paulo, na última segunda-feira (18), o livro “Fidel e a Religião” (foto), resultado de mais de 23 horas de conversas com o líder cubano.

“Teve início em fevereiro de 1985, quando participei de um jantar no qual ele estava e solicitei uma entrevista curta, para servir de epílogo a um livreto que pretendia escrever sobre Cuba, destinado ao público jovem. Ele agendou a entrevista para maio daquele ano. Ora, ao ter notícia de que havia mais de 3 mil pedidos de entrevista a ele sem resposta, mudei o projeto e elaborei 64 perguntas, centrando na questão religiosa”, conta Betto, a quem Fidel se refere, no livro, como o único homem vivo capaz de convertê-lo.

“Ao retornar a Havana em maio, Fidel se desculpou por estar demasiadamente envolvido no lançamento da rádio anticastrista José Martí, em Miami, e por isso não poderia dar a entrevista. Lembrei-me do pescador de “O velho e o mar”, de Hemingway: ou pescava agora ou nunca mais. Tanto insisti, que ele cedeu. Foram 23 horas de gravações em quatro dias.”

A nova edição do livro – que já foi publicado em 32 países, e, somente em Cuba, vendeu mais de 1,3 milhões de cópias – conta com um prólogo atualizado e com notas contextualizadas para o leitor de hoje. Além dos diálogos sobre o tema da religião, o leitor encontrará também descrições do próprio Fidel sobre a guerra revolucionária em Cuba e o processo de edificação do socialismo no país.

"Penso que, hoje, Fidel é agnóstico. Teve uma profunda formação cristã – 10 anos interno em escolas católicas -, passou por uma fase ateísta e, agora, ele me dá a impressão de ser agnóstico. A Igreja Católica em Cuba tem avançado muito nos últimos anos, e as relação governo-Igreja são, hoje, excelentes"

O livro pode ser adquirido na livraria Montanha Mágica

Nenhum comentário:

Postar um comentário