domingo, 20 de maio de 2018

Em defesa da Revolução Cubana, por Lula livre: leia declaração final da Brigada 1º de Maio

Primeiro de Maio em Havana| Foto: Irene Pérez/Cubadebate 
Por Sturt Silva

Com a presença de 265 brigadistas de 31 países, entre eles o Brasil que enviou 19 representantes, se realizou em Cuba, entre o final de abril e início de maio, a XIII Brigada Internacional Primeiro de Maio

Além de  Havana, os participantes da brigada visitaram as províncias de Artemisa, Villa Clara e Camagüey. Entre as atividades oficiais do evento se destacaram a participação no desfile do Dia do Trabalhador, realizado no dia 1º de Maio na Praça da Revolução, em Havana, e no Encontro Internacional de Solidariedade, ocorrido no Palácio das Convenções, um dia depois.

Assista: brigadistas no 1º de maio cubano

Além de defender a Revolução Cubana como exemplo para os povos, de reafirmar apoio à continuação do processo revolucionário sob o comando de Díaz-Canel, solidarizar com o ex-presidente Lula (Brasil), com a Revolução Bolivariana, com as causas dos povos palestino, saaraui e porto-riquenho, entre outros, a declaração final da brigada (leia abaixo) também fez um chamado para a realização de atividades para a divulgação das verdades da Revolução e em defesa de Cuba.

Leia a declaração da delegação brasileira no Encontro de Solidariedade:

Declaração Final da XIII Brigada Internacional Primeiro de Maio – 2018

Convocados pelos nobres ideias de amizade e solidariedade e motivados pelo multitudinário desfile pelo Dia do Trabalhador na Praça da Revolução José Martí, em que participaram 660.000 mil pessoas em Havana (e arredores) e 7 milhões em todo país, no ano 60 da revolução, os 265 brigadistas de 31 países, participaram da XIII Brigada Internacional Primeiro de Maio.

Depois de estarmos envolvidos ativamente em um programa, em que as duas últimas semanas incluíram reuniões, debates, discussões, música, dança, visitas às fazendas e intercâmbios com cidadãos cubanos, estamos mais convencidos que o exemplo de Cuba é único para melhorar o mundo, e nós experimentamos isso. 

Em um cenário internacional caracterizado pela ofensiva imperialista de guerras e atentados contra os processos progressistas, revolucionários e integracionistas; os representantes de organizações políticas, sociais, juvenis e sindicais nesta brigada:

1- Exigimos o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos EUA, elemento que constitui o principal obstáculo para o desenvolvimento pleno dessa nação caribenha. 

2- Demandamos a devolução imediata a Cuba do território ilegalmente ocupado pela base naval em Guantánamo, que o governo imperialista estadunidense usurpa há 115 anos, contra a vontade do governo e povo cubanos.

3- Reivindicamos o fim das transmissões ilegais de rádio e televisão desde governo dos EUA e que distorcem e mentem sobre as realidades cubanas e latino-americanas. 

4- Exigimos o fim de programas de subversão e desestabilização contra Cuba e todos os países oprimidos e que se respeite sua soberania, autodeterminação e independência. 

5- Ratificamos que Cuba é um país seguro, pacífico e saudável para os cubanos, para os estrangeiros, para os diplomatas credenciados e para os milhões de pessoas que visitam a cada ano, incluindo os estadunidenses. 

6- Apoiamos a justa causa da Revolução Bolivariana da Venezuela e o direito à sua livre determinação. Expressamos nossa solidariedade com a Revolução Bolivariana e Chavista e seu presidente constitucional Nicolás Maduro e chamamos ao mundo a respeitar o legítimo resultado das eleições futuras. 

7- Exigimos a imediata libertação do companheiro Lula da Silva, hoje prisioneiro político no Brasil. Lula Livre!
8- Denunciamos os intentos por desestabilizar a República da Nicarágua, um país que vive em paz e onde se tem conseguido notáveis avanços sociais, econômicos e de seguridade em favor do povo. 

9- Apoiamos resolutamente o direito do povo de Porto Rico em sua luta pela independência e autodeterminação, a devolução à Argentina das ilhas Malvinas, assim como reconhecemos o direito dos territórios ultramarinos a sua soberania e independência. 

10- Ratificamos a importância e renovamos nosso compromisso de manter a América Latina e Caribe como Zona de Paz. Por isso repudiamos o avanço do império através do Novo Plano Condor na região. Nesse sentido exigimos o fim da repressão e do reconhecimento dos detidos e desaparecidos e a imediata libertações de todos os presos políticos. 

11- Exigimos o fim da política de extermínio do governo de Israel contra o povo palestino e apoiamos o direito a sua autodeterminação como estado soberano. 

12- Reivindicamos respeito à República Democrática Árabe Saharaui e suas terras, soberania e autodeterminação. 

13- Apoiamos as lutas dos movimentos sociais nos EUA, ante ao crescimento da brutalidade policial contra a comunidade afro, contras as minorias, imigrantes, comunidades LGBT e todo tipo de discriminação religiosa. Ademais, apoiamos a luta dos trabalhadores e dos operários estadunidenses, especialmente a greve dos educadores. 

14- Reconhecemos os direitos dos povos originários ao seu território, cultura, tradições, costumes ancestrais. 

15- Exigimos o direito da mulher a um ambiente de equidade e igualdade, onde exerça o pleno direito sobre seu corpo.
Delegação Brasileira | Fotos: Leandro Pérez/Bárbara SuárezAnny Figueiredo, Marlúzio Silva e Irene Pérez
16- Também consideramos vital importância o acesso dos jovens à educação gratuita e de qualidade, a formação política, oportunidade de empregos dignos, bem remunerados e sua plena participação na tomada de decisões como líderes de suas respectivas sociedades.

17- Exigimos o fim do desmatamento da região amazônica e uma lei que proíba o uso de agrotóxicos na agricultura extensiva em escala mundial.

18- Manteremos sempre vigente o exemplo da Revolução Cubana e de seu líder Fidel Castro. Apoiamos a eleição do novo presidente Miguel Días-Canel, como continuador do processo revolucionário, reconhecemos o valioso trabalho do companheiro Raúl Castro.

19- Exigimos o fim imediato da superexploração dos recursos africanos como ouro, diamante, petróleo, etc. por forças capitalistas e imperialistas. Assim mesmo, exigimos o fim imediato e o desmantelamento de todas as bases militares dos EUA em território africano.
Brigadistas brasileiros em Santa Clara | Foto: Anny Figueiredo
Ao regressar aos nossos países nos comprometemos a continuar exigindo o fim do bloqueio a Cuba e a devolução do território ilegalmente ocupado pelos EUA em Guantánamo. Incentivamos a participarem, de forma coordenada, em ações a serem desenvolvidas em cada um de nossos países que podem incluírem manifestações públicas nos dias 17 de todo mês, campanhas de recolhimento de assinaturas, entre outras, em defesa de Cuba. 

Estimados amigos: Agradecemos o povo cubano por sua hospitalidade e invariável solidariedade, e ratificamos que continuaremos a luta e não desistiremos. Seguiremos juntos a vocês, comprometidos com seu projeto social e com o compromisso de divulgar a verdade sobre a Revolução invencível que constituem um exemplo para todos os povos do mundo. Juntos seguiremos adiante!

Até a vitória sempre!

04 de maio de 2018.

Assista: a despedida da brigada

Tradução e adaptação: Sturt Silva/Solidários a Cuba.
Com informações do ICAP e Siempre con Cuba.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário