terça-feira, 31 de outubro de 2017

Juventude cearense debate o legado de Che Guevara e o bloqueio contra Cuba

II Encontro da Juventude com Cuba, Fortaleza | Foto: Rádio Rebelde
Da Rádio Rebelde

Na tarde do último sábado (28), jovens representantes de entidades estudantis, de trabalhadores e do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) estiveram reunidos na sede da ADUFC Sindicato, em Fortaleza, para o II Encontro da Juventude com Cuba, organizado pela Casa da Amizade Brasil-Cuba do Ceará.


O evento contou com a participação da Consul Geral de Cuba para o Nordeste, Laura Ivete Pujol, além de Mônica Valente, Secretária Nacional de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores e representações da União Nacional dos Estudantes (UNE), MST, movimentos sociais e partidos políticos.


Em sua palestra Laura Pujol discutiu a atual situação do bloqueio econômico vivido por Cuba, suas consequências nefastas para a economia do país e os atuais ataques "acústicos" que foram utilizados pelos EUA como pretexto para retirar grande parte dos diplomatas americanos de Hanava. A Consul ainda reforçou a necessidade de integração e envolvimento das juventudes para o processo revolucionário.


Durante o evento foi exibido ainda vídeo de estudantes (pioneras) cubanas sobre o simbolismo de Che para os jovens e sua vida enquanto cidadãos de Cuba. 

Assista trecho:


Veja fotos do evento clicando aqui.

Aconteceu ainda o lançamento da 38ª edição do livro "O Marxismo de Che Guevara" do sociólogo cubano Carlos Tablada. Em sua fala o autor, que estuda a vida e o pensamento de Che há várias décadas, reafirmou a importância de suas reflexões e de sua percepção sobre os aspectos da economia cubana. "Colocar o mercado em função da pessoa e não a pessoa em função do mercado", apontou Tablada, lembrando ainda a perspicácia de Che em antever em vários anos a crise e queda da União Soviética. 
Intelectual cubano durante o lançamento | Foto: Rádio Rebelde
Ao final, um videoclipe lembrou a força e a luta do povo cubano após a passagem do furacão Irma e a reconstrução do país ao som da clássica "Guajira Guantanamera". 

Hasta la victoria, siempre!


Vídeos: Mídia Livre.

Atualizado às 11:55 do dia 05/11/17.

Um comentário:

  1. As Injustiças Indignam a Juventude Contra o Bloqueio a Cuba
    II ENCONTRO DA JUVENTUDE COM CUBA e Lançamento do Livro O MARXISMO DE CHE GUEVARA no sábado (28) no Auditório da ADUFC foi um sucesso de público e cooperação → https://t.co/YHlssVrLV6 ← no link, confira o Evento, que também teve homenagem a Che Guevara e Camilo Cienfuegos.
    Parabéns à Casa pela organização de tão rico Encontro e participação de público e convidados. A Casa agradece o apoio dos integrantes que entraram nessa luta com ela contra o bloqueio e por solidariedade a Cuba!
    ¡Hasta la Victoria, siempre! Che

    ResponderExcluir