domingo, 24 de setembro de 2017

Cine debate em São Paulo: fim do bloqueio e solidariedade a Cuba

Evento ocorrerá no próximo dia 26 no Cineclube Vladimir Herzog
Do Sindicato dos jornalistas de São Paulo 

O Cineclube Vladimir Herzog exibe na próxima terça-feira (dia 26), às 19 horas, o documentário “Bloqueio: a guerra contra Cuba”, uma produção do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba.

O documentário aborda a história do bloqueio econômico dos EUA, aplicado desde 1962 como resposta à revolução cubano. O objetivo das restrições é asfixiar a economia do país, impondo fortes restrições à população.

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) vota pelo fim do embargo americano à Cuba há mais de duas décadas, declarando-o ilegal e um atentado ao povo cubano. No ano passado, EUA e Israel se abstiveram da votação pela primeira vez. Todos os outros países-membros votaram contra o vergonhoso embargo.

Com a reaproximação diplomática entre EUA e Cuba, inclusive com reaberturas de embaixadas, aumentaram as esperanças de que o Congresso americano colocaria um fim ao embargo comercial. Porém, nesse ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o “cancelamento” da política normalização entre os dois países.
Após exibição do filme ocorrerá debate com a Cônsul de Cuba em SP

Leia também:
Ato de Solidariedade a Cuba denuncia bloqueio e exige devolução de Guantánamo
Assista: Bloqueio:a guerra contra Cuba [documentário argentino]

Após a exibição do documentário, haverá um debate que contará com a presença da Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Nelida Hernandéz Carmona, e com o jornalista Altamiro Borges, presidente do Barão de Itararé, que será mediado pelo jornalista Vitor Ribeiro, coordenador do Coletivo Brasileiro de Jornalistas Amigos de Cuba. A sessão do Cineclube fará parte do ato de solidariedade a Cuba e contra o bloqueio.

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco” (João Batista de Andrade, 1981) chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no Cineclube Vladimir Herzog.

Serviço:

O que: Exibição do documentário “Bloqueio: a guerra contra Cuba” + Debate. 
Com quem: Nelida Hernandéz Carmona (Cônsul Geral de Cuba em SP) e com o Altamiro Borges (Barão de Itararé). 
Mediação: Vitor Ribeiro (Coletivo Brasileiros de Jornalistas Amigos de Cuba).
Quando: 26 de Setembro (terça-feira).
Horário: 19h30. 
Onde: R. Rêgo Freitas, 530 - República, São Paulo – SP – Sobreloja. 
Mais informações: (11) 3229-7989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário