quarta-feira, 22 de março de 2017

Prefeitura e Câmara dos Vereadores de Limeira homenageiam médicos cubanos

Prefeito de Limeira entrega "Título de Agradecimento" aos médicos cubanos; Câmara Municipal aprova moção de apoio
Secretário de saúde e prefeito de Limeira entrega título à médica cubana Susana.
Foto: site da prefeitura
Por Sturt Silva

O prefeito de Limeira Mario Botion entregou na última sexta-feira (17) o “Título de Agradecimento” aos profissionais cubanos que trabalham na cidade há três anos pelo programa Mais Médicos.

Em 2014, o município do interior de São Paulo recebeu 52 médicos cubanos, mediante convênio com o Ministério da Saúde, com objetivo de ampliar a rede de atenção básica à saúde.

Já a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, no última segunda-feria (20), moção de apoio aos médicos cubanos pelos relevantes serviços prestados para a população de Limeira.
Público durante homenagem aos médicos cubanos na Câmara de Vereadores
Foto: Câmara Municipal
Confira nas reportagens abaixo:

Prefeitura de Limeira presta homenagem a profissionais do Mais Médicos

O prefeito de Limeira Mario Botion entregou nesta sexta-feira (17) o “Título de Agradecimento” aos profissionais que trabalham na cidade há três anos pelo programa Mais Médicos. Em 2014, o município recebeu 52 médicos cubanos, mediante convênio com o Ministério da Saúde, com objetivo de ampliar a rede de atenção básica à saúde.

Botion ressaltou que o atendimento desses profissionais foi de primeira qualidade, sobretudo pela maneira acolhedora com que trataram os pacientes. “Fizemos questão de realizar essa cerimônia em agradecimento a tudo o que os médicos proporcionam aos munícipes. Estamos satisfeitos pelo trabalho realizado”, afirmou.

O secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, também agradeceu o empenho dos médicos, lembrando que todas as barreiras iniciais, como a da língua, foram superadas. Ele destacou a grande dedicação desses profissionais, que serviram de exemplo pela maneira como cumpriram rigorosamente a carga horária de trabalho dentro dos Centros de Saúde da Família. “Agradeço de coração a todos vocês”, disse.

Presente à cerimônia, o vereador Jorge de Freitas (PEN) falou sobre o legado deixado pelos médicos. “Tenho certeza de que o povo limeirense tem uma dívida eterna pelo trabalho realizado aqui.”

O reconhecimento dos médicos por parte da população também foi observado pela enfermeira e coordenadora do programa em Limeira, Giovana D'andréa Denardi Bühl. Ela é encarregada por recepcionar o primeiro grupo de profissionais cubanos que chegou ao município em 2014. “Limeira foi um dos municípios que mais obtiveram sucesso com o programa”. Ela afirmou que dez médicos casaram-se com brasileiros e continuarão trabalhando para a prefeitura. “Esses profissionais permanecerão no município por mais três anos, atuando provavelmente no mesmo centro de saúde, em razão do vínculo criado com os pacientes.”

É o caso da médica Susana Rosa Jacome Alfonso, de 46 anos. Inicialmente, ela foi escalada para o Programa de Atendimento Domiciliar, e depois, para o CSF Nossa Senhora do Amparo. Casada no início deste mês com um limeirense, ela disse que encontrou aqui o 'amor de sua vida'. Em junho, viajará a Cuba para visitar os familiares, e na sequência, retornará a Limeira para reassumir seu posto. “Foi uma experiência linda, convivi com uma equipe muito boa e tive oportunidade de conhecer a realidade da saúde no Brasil”, frisou.

Em nome de todos os profissionais cubanos, Rubidalis Orama, de 48 anos, destacou o apoio recebido da prefeitura ao longo dos últimos três anos. “Agradeço essa homenagem e o carinho recebido de toda a equipe de governo. Fizemos o possível para dar o melhor de nós.” De acordo com a médica, a atuação no Saúde Sobre Rodas - programa municipal que presta assistência de saúde a locais mais afastados - permitiu o intercâmbio de conhecimentos e um contato mais aprofundado com a cultura local. “Adorei ficar em Limeira, uma cidade tranquila, de pessoas bem-educadas e amorosas”.


A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, moção de apoio aos médicos cubanos, que fazem parte do Programa Mais Médicos, pelos relevantes serviços prestados para a população de Limeira, na sessão ordinária de segunda-feira, 20. 

A proposta foi do vereador Marco Xavier (PSB), que justificou a iniciativa como uma homenagem a esses profissionais. “É uma homenagem singela, pois gostaríamos de oferecer um Título de Cidadão a cada um de vocês”, disse se dirigindo aos médicos presentes na sessão, que foram aplaudidos de pé pelos munícipes e vereadores. 

Limeira recebeu 52 médicos cubanos por meio do Programa Mais Médicos, que foram distribuídos em todas os Centros de Saúde da Família (CSF), em jornada de trabalho de 32 horas semanais. 

“Nesses três anos, eles trabalharam com afinco e a população de Limeira soube reconhecer o trabalho deles. A nossa cidade, infelizmente, não tinha um médico diário nos postos de saúde, e foi através dos programas Mais Médico e Saúde da Família que a nossa cidade pôde conhecer o que é uma Medicina mais próxima do cidadão”, disse o parlamentar. Xavier também disse que os médicos brasileiros especialistas reconheceram a importância dos médicos cubanos em Limeira, por fazer um trabalho básico no atendimento da população. 

A Moção 28/2017 também considerou o impacto positivo da participação dos médicos cubanos no combate à dengue, na queda da mortalidade infantil e no cuidado com as diversas doenças crônicas. 

Líder do governo, o vereador Jorge de Freitas comentou a moção e a homenagem. Ele parabenizou o autor da moção e elogiou o trabalho dos médicos de Cuba. “Temos que valorizar e enaltecer os médicos cubanos, que fazem um trabalho brilhante, excepcional, auspicioso, em todos os postos de saúde da nossa cidade”, disse. Jorge ainda ressaltou que o Programa Mais Médicos foi uma iniciativa do governo Paulo Hadich (PSB) e da bancada do PT da Câmara, na legislatura anterior. 

Os vereadores Waguinho da Santa Luzia (PPS) e Helder do Táxi também se pronunciaram a favor da moção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário