segunda-feira, 6 de março de 2017

Juan Comingues em Cuba: "Fidel Castro me inspirou a superar adversidades"

Jogador peruano que homenageou Fidel Castro visita Cuba
Comingues comemora gol homenageando Fidel Castro -  Foto: Comingues/Twitter
Por Sturt Silva

Juan Comingues era, até o ano passado, um desconhecido para os cubanos. Contudo, desde 27 de novembro de 2016, o cenário mudou quando o jogador do Cienciano, equipe da segunda divisão do futebol peruano, dedicou um gol à memória do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.

Ao saber da morte de Fidel, Comingues ficou muito triste e resolveu homenageá-lo em campo. Escreveu numa camiseta, debaixo do camisa oficial do seu time, a frase "Até a vitória sempre Fidel". 

"Senti que de alguma maneira tinha que prestar homenagem a Fidel. Tínhamos um jogo na 2º divisão peruana, no dia 27 [de novembro], diante do Carlos Mannucci e pressenti que marcaria um gol. A sorte me acompanhou porque o jogador responsável por cobrar os pênaltis por nosso clube, Cienciano, não se encontrava em campo e eu pude fazer o gol no minuto 29". disse o jogador peruano, durante encontro com imprensa, em Cuba.
"A alegria por marcar e dedicar o gol a Fidel foi um momento indescritível". complementou Juan. O gol foi marcado, aos 29 minutos do primeiro tempo (veja aqui). Na comemoração Comingues tirou a camisa oficial e mostrou a mensagem.

No último dia 27, o futebolista peruano entregou a peça na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) ao Instituto Nacional dos Esportes, Educação Física e Recreação (INDER), reafirmando sua solidariedade e respeito com Fidel e com o povo cubano.
Comingues durante homenagem no ICAP
Por outro lado, Kenia Serrano, presidente do ICAP, retribui o gesto entregando uma foto de Fidel Castro em um jogo de beisebol. Também agradeceu pela homenagem a Fidel e desejou sucesso em suas aspirações e compromisso de solidariedade com o cubanos, com o povo peruano e demais povos do mundo.

Admiração por Fidel Castro

"Fidel inspira minha vida. Há dez anos, fiz uma cirurgia na coluna vertebral que poderia acabar com minha carreira no futebol, mas me apoiei para recuperar-me no exemplo que sempre deu o Comandante, de se sobrepor às adversidades, nunca ceder e não baixar a cabeça perante situação alguma", disse Comingues.

Ao longo de sua vida, Comingues tem colecionado vários livros que abordam a personalidade de Fidel Castro, ao ponto de catalogar sua rebeldia de exemplar e necessária para enfrentar várias injustiças que se cometem em muitas partes do mundo.

O futebolista, de 33 anos, natural de Callao, também disse que sente grande orgulho pelo desenvolvimento do esporte em Cuba, enquanto lamenta que em seu país os esportistas não tem apoio governamental e são tratados como um negócio, sem que se leve em conta valores como o companheirismo, a solidariedade e o altruísmo.

Em Cuba se senti e respira Revolução

Em sua passagem por Cuba ele também afirmou que na ilha socialista, alegre e rebelde, que ama e quer bem, se sente e respira revolução. 


Com informações do Granma e Siempre com Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário