segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Fidel Castro vira nome de praça na Rússia

Fidel Castro em discurso na ONU
Do Diário Liberdade

Em memória ao líder revolucionário cubano Fidel Castro, falecido em 25 de novembro, a prefeitura de Moscou decidiu batizar uma praça da cidade em seu nome.

Segundo informou uma fonte da prefeitura à agência russa TASS, a iniciativa veio da comissão interdepartamental de Moscou.

A praça que receberá o nome do comandante da Revolução Cubana fica na região noroeste da capital russa, próxima à Rua Salvador Allende – que homenageia o ex-presidente chileno assassinado em meio ao golpe de Estado de 1973.

Leia também:
Cubanos marcham em Havana para homenagear Fidel Castro
Intelectual francês analisa os clichês sobre Fidel Castro
Fidel Castro é "Homem do Ano" para instituto russo
Cinco músicas para recordar Fidel Castro
50 verdades sobre Fidel Castro

Outro símbolo da integração latino-americana e da luta anti-imperialista lembrado nas localidades de Moscou é o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, morto em 2013.

No entanto, em Cuba nenhum local público tem o nome de Fidel Castro, nem nunca terá. Isso porque, em 27 de dezembro, cerca de um mês após sua morte, o parlamento cubano aprovou uma lei que proíbe nomear ruas, praças e monumentos em sua homenagem.

Esse era um desejo de Fidel, que rejeitou qualquer espécie de culto à sua personalidade, segundo seu irmão e atual presidente Raúl Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário