sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Fidel Castro é "Homem do Ano" para instituto russo

Fidel discursa no 26º Congresso do Partido Comunista da URSS - 26/02/81
Foto: V. Sobolev/AFP
Da Prensa Latina 

O Instituto Biográfico russo outorgou, no último dia 21 de dezembro, o Prêmio ''Homem do Ano 2016'' in memoriam, na categoria de relações internacionais, a Fidel Castro, por sua brilhante contribuição à história mundial. 

Durante a entrega do Prêmio ao embaixador de Cuba na Rússia, Emilio Lozada García, que ocorreu na Catedral do Cristo Salvador, sede principal da Igreja Ortodoxa russa, o presidente do Instituto Biográfico russo, Sviatoslav Rybas, ressaltou o papel de Fidel Castro nos processos revolucionários mundiais e no fortalecimento das relações bilaterais. Apontou que o Conselho de Especialistas do Instituto, que seleciona os premiados, quis dedicar esta condecoração a Fidel no ano de seu 90' aniversário, quando se produziu seu lamentável falecimento.

O diplomata cubano agradeceu, em nome do povo e governo de seu país, a decisão do Instituto e qualificou de perda irreparável para Cuba, América Latina e a humanidade em geral, a partida física, no último dia 25 de novembro, do líder histórico da Revolução cubana.

Há 24 anos, o Prêmio 'Homem do Ano' está instituído na Rússia e é concedido a figuras relevantes da política, da cultura e das ciências, por parte do mencionado instituto.

Leia mais:
Assembleia Geral ONU homenageou Fidel Castro
Mais de 140 países enviaram mensagens de solidariedade a Fidel Castro

Neste ano, o Prêmio, na categoria de relações internacionais, foi outorgado também ao Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, ao Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e ao Presidente da República do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev.

2 comentários:

  1. Num pais que acabaram com o socialismo, deitaram abaixo estátuas de Lenine o homem que criou o primeiro pais socialista do Mundo há 100 anos, vêm agora dar o nome de Fidel de Castro a uma rua de Moscovo contra a vontade própria do mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas em Cuba sua vontade está sendo respeitada em forma de lei. Mas nem todos concordam com essa última vontade dele. No mais creio que sua memória deve ser preservada e fazer monumentos ou dar nomes às ruas são formas de fazer isso.
      Na Rússia as ideias comunistas e a história da URSS ainda é muito presente. Veja que os líderes socialistas Allende e Chávez, falecidos, já tem nomes de ruas/praças ou coisa do tipo lá.

      Excluir