terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Falece Max Altman, amigo da Revolução Cubana, coordenador do Comitê pela Liberdade dos 5 heróis Cubanos


O advogado, jornalista e militante comunista Max Altman faleceu nesta segunda-feira (19), aos 79 anos. Vítima de um tumor cerebral diagnosticado há um mês, Max Altman dedicou toda a sua viada em prol da revolução proletária, do socialismo e da solidariedade anti-imperialista e internacionalista.

No Brasil, Altman era das principais personagens solidárias com Revolução Cubana, sendo que  foi coordenador do Comitê pela Liberdade dos Cinco Antiterroristas Cubanos.

O blog Solidários era um dos veículos de comunicação que assiduamente publicava suas análises sobre Cuba. O último texto que reproduzimos, e possivelmente o último que ele escreveu sobre Cuba, foi uma crítica sobre o caráter hipócrita dos EUA, escrita no dia 27 de outubro, um dia após a ONU condenar mais uma vez o bloqueio estadunidense contra Cuba. Se o "EUA se absteve de voto pró-bloqueio de Cuba na ONU; por que, então, bloqueio se mantém?", indagava Altman.

Articulador do portal Opera Mundi, atualmente mantinha no ar o blog Sueltos, onde o último texto publicado foi no dia 15 de novembro. O assunto foi a Venezuela.

Suas cinzas, conforme informa seu filho Breno Altman, serão jogadas sobre a mureta do Malecón, em Havana, capital de Cuba socialista.

Comunistas cubanos lamenta a morte de Max Altman

Em nota o Partido Comunista de Cuba lamentou a morte de Altman, citando o jornalista brasileiro como "exemplo de revolucionário dedicado às melhores causas internacionalistas e a favor do socialismo".
Leia na integra:

"Havana, 20 de dezembro de 2016 
Ano 58 da Revolução

Companheiro Rui Falcão
Presidente Nacional do PT

Estimado companheiro

Soubemos hoje do falecimento de Max Altman, aos 79 anos de uma vida frutífera.

Max constitui para nós um exemplo de revolucionário dedicado às melhores causas internacionalistas e a favor do socialismo.

Suas posições como anti-imperialista convicto são uma referencia para aquele que decidiram lutar, todo o tempo, a favor de uma América Latina independente, integrada, solidária e próspera.

Sempre o recordaremos, com especial gratidão e admiração, por suas posições incondicionais a favor da Revolução Cubana.

Homens como ele, que cumpriram bem a obra da vida, como expressou José Marti, não morrem.

Peço que estendam essa mensagem à família, ao amigo Breno e à militância do PT.

Fraternalmente

José R. Balaguer Cabrera
Secretário de Relações Internacionais".

O Blog "Solidários a Cuba" lamenta a morte de Max e presta solidariedade a toda família Altman e amigos.

Abaixo, texto do seu filho, Breno Altman, também grande amigo e defensor da Revolução Cubana:


Atualizado às 21:46 do dia 23/12/16 para acrescentar nota do Partido Comunista de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário