domingo, 23 de outubro de 2016

Nota do MST contra o bloqueio dos EUA a Cuba


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra declara seu apoio à Resolução 70/5 apresentada na ONU – pelo fim do bloqueio.

Cuba vem sofrendo agressões por parte dos EUA desde o início de sua Revolução em 1959. Apesar de tudo, o povo cubano mantém sua firmeza e determinação não se rendendo às pressões da maior potência econômica e militar do planeta em todos os tempos.

Há mais de cinquenta anos, portanto, o país vem sendo obrigado a suportar o maior bloqueio já exercido sobre qualquer nação na história da humanidade – somando-se a isto diversos ataques terroristas e atos de sabotagem que visam destruir seus meios de produção para causar escassez de alimentos, de medicamentos, de produtos vários com a finalidade declarada de fazer com que a população, devidamente “estrangulada” derrube o governo revolucionário.


Apesar de tudo isso, Cuba ainda dá um lindo exemplo a toda a humanidade de que é possível resistir vitoriosamente a toda essa monstruosa agressão imperialista quando todo um povo está dotado de consciência política, determinação de luta e organização.

Leia também:
Estudantes brasileiros lançam nota contra bloqueio dos EUA a Cuba
Jornalistas brasileiros amigos de Cuba: repúdio ao bloqueio dos EUA

Há 25 anos os 193 países que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU) votam contra o bloqueio na Assembleia Geral que se reúne todos os anos na sede daquela Instituição. Em 2015 foram 191 a condenar o bloqueio. Este ano, a data da votação da Resolução 70/5 que se intitula “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba” vai ser dia 26 de outubro.

O MST convoca todas as nossas companheiras e companheiros no mundo a se pronunciar aderindo a esta mensagem e a redobrar a luta contra o bloqueio em qualquer de suas modalidades.

Assista:
Bloqueio a Guerra contra Cuba - vídeo
Bloqueio a Guerra contra Cuba - documentário

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ONU: MST contra el bloqueo a Cuba

El Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) declara su apoyo a la Resolución 70/5 presentada en la ONU – por el fin del bloqueo.

Cuba viene sufriendo agresiones por parte de los EUA desde el inicio de su Revolución en 1959. A pesar de todo, el pueblo cubano mantiene su firmeza y determinación no rindiéndose a las presiones de la mayor potencia económica y militar del planeta de todos los tiempos.

Hace más de cincuenta años, por lo tanto, el país viene siendo obligado a soportar el mayor bloqueo ya ejercido sobre cualquier nación en la historia de la humanidad – sumándose a esto diversos ataques terroristas y actos de sabotaje que visan destruir sus medios de producción para causar escasez de alimentos, de medicamentos, de productos variados con la finalidad declarada de hacer con que la población, debidamente “estrangulada”, derrumbe el gobierno revolucionario.

A pesar de todo eso, Cuba aún nos ofrece, a toda la humanidad, un precioso ejemplo: es posible resistir victoriosamente a toda esa monstruosa agresión imperialista cuando todo el pueblo está dotado de conciencia política, determinación de lucha y organización.

Hace 25 años los 193 países que componen la Organización de las Naciones Unidas (ONU) votan contra el bloqueo en la Asamblea General que se reúne todos los años en la sede de aquella Institución. En 2015 fueron 191 a condenar el bloqueo. Este año, la fecha de la votación de la Resolución 70/5 que se intitula “Necesidad de poner fin al bloqueo económico, comercial y financiero impuesto por Estados Unidos de América contra Cuba” va a ser día 26 de octubre. 

El MST convoca todas nuestras compañeras y compañeros del mundo a pronunciarse, adhiriendo a este mensaje, redoblando los esfuerzos y la lucha contra el bloqueo, en cualquiera de sus modalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário