terça-feira, 27 de outubro de 2015

ONU - 2015: 191 países votam contra o bloqueio dos EUA contra Cuba

Por Cuba.Si
Por Pedro Marin da Revista Opera

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidos aprovou nesta terça-feira (27) uma resolução pelo fim do bloqueio econômico a Cuba. 

A resolução, que contou com a maior votação favorável ao fim do bloqueio da história, obteve 191 votos favoráveis ao fim do bloqueio e dois votos contra – de Israel e Estados Unidos. Não houve abstenção. “Chegou a hora de colocar um fim a esse embargo unilateral”, disse o representante do Paraguai em nome do Mercosur. 

O texto, que sugere a todos os estados-membros que cancelem as leis que sustentam o bloqueio, e que se abstenham de promulgar leis que o intensifiquem, foi criticada pelos EUA por ser semelhante a resoluções votadas anteriormente. “Se Cuba pensa que esse exercício vai ajudar a levar as coisas adiante na direção que os dois governos indicaram que desejam, é um erro”, afirmou antes da votação o conselheiro sênior para assuntos do Ocidente dos EUA, Ronald Godard. 

Por Brasil de Fato
O bloqueio econômico, financeiro e comercial a Cuba já custou cerca de 100 bilhões de dólares ao país, de acordo com o governo cubano. Além disso, complica a compra de produtos fundamentais à população e ao desenvolvimento da ilha, como remédios e tecnologia. A decisão de pôr fim ao bloqueio cabe ao Congresso dos EUA. 

“Nós compartilhamos o sonho de que os Estados Unidos prossigam para uma mudança de uma política ineficiente, cruel e injusta ancorada no passado”, disse o Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez. “Enquanto o bloqueio persistir nós continuaremos a apresentar esta resolução.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário