domingo, 19 de abril de 2015

Domingo de eleições em Cuba

Abriram os colégios eleitorais no país todo para que mais de oito milhões de cubanas e cubanos exerçam seu direito de votar

Footo: Yander Zamora
Do Granma

Às sete horas da manhã de hoje, domingo 19 de abril, abriram as portas dos colégios eleitorais no país todo, para que mais de oito milhões de cubanas e cubanos exerçam seu direito de votar e escolham aqueles que os representarão nas Assembleias (Governos) Municipais do Poder Popular. 

Após cantar o hino Nacional, foi lido o Chamamento Oficial e os primeiros eleitores confirmaram que a urna estivesse em perfeito estado, vazia e que fosse selada, antes de votar.


Nestas eleições parciais já foram propostos 27.379 candidatos, em 12.589 circunscrições de todo o país.

Em Cuba o direito a votar aparece registrado na Constituição, ao ser reconhecido para todos os cubanos no artigo 132º da Carta Magna. Este direito se estende a todos os homens e mulheres maiores de 16 anos de idade que não se encontrem compreendidos nos casos de incapacidade que regulamente a própria Constituição e a Lei Eleitoral.

Diferentemente de outros países do mundo, em Cuba o voto é um direito e pode ser visto, também, como um dever cívico, mas não como uma obrigação jurídica, cujo descumprimento derive responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário