sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Com método cubano de educação, Unesco declara Bolívia um país livre do analfabetismo


Governo Evo Morales aplicou o método "Sim, eu posso" desenvolvido por Cuba e que já havia sido usado com sucesso na Venezuela.

O vice-ministro da Educação alternativa da Bolívia, Noel Aguirre, declarou na última terça-feira (29) que a Unesco aceitou o relatório enviado pelo governo que aponta que o país está livre do analfabetismo.

"Podemos dizer orgulhosamente que o Estado Plurinacional é um estado livre do analfabetismo", declarou.

De acordo com Aguirre, o país tem nesse momento um índice de 3,8% de analfabetos, abaixo dos 4% que a ONU declara que um país precisa ter para erradicar o analfabetismo. O ministro apontou que o objetivo do governo é chegar até a população "residual", com mais de 60 anos.

Nascido em Cuba, o método "yo si puedo" (sim, eu posso) começou a ser exportado para outras nações a partir de 1999 e já foi utilizado na alfabetização de milhões de pessoas pelo mundo e foi utilizado pelo governo Morales.

O método busca entender as necessidades dos alunos e todas as peculiaridades do local ultilizando recursos audiovisuais e combinações entre números e letras. Além disso, tem a vantagem de poder ser durar pouco mais de três meses e de poder ser impantado em locais com pouco estrutura.

No Brasil, o método é aplicado pelo MST em diversos estados, e foi importado pelo governo Lula em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário