quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Raúl Castro presta homenagem aos heróis cubanos presos nos EUA


O presidente cubano, Raúl Castro, prestigiou na noite desta quarta-feira (12) uma cerimônia de gala em homenagem aos cinco patriotas cubanos presos há 15 anos nos Estados Unidos quando lutavam por frustrar as ações de organizações terroristas e anticastristas contra o país. O evento aconteceu no teatro Karl Marx, em Havana, onde foi apresentado o espetáculo Dou-lhes uma canção com dou o amor. 

A apresentação convocou artistas de diversos gêneros, entre eles Sílvio Rodriguez e a companhia folclórica Banrarrá Rumba. O ballet de Litz Alfonso, o cantor porto-riquenho Dani Rivera e o trovador argentino Victor Heredia fizeram shows carregados de simbologia e mensagens de alento.

René Gonzáles, o único dos cinco antiterroristas que já está em liberdade, após cumprir integralmente a sua sentença, também marcou presença no evento. Gonzales regressou a Cuba e agora trabalha pela libertação de seus companheiros Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Gerardo Hernández e Fernando González.
 
Cuba vive imersa em uma jornada de mobilização pelo 15º aniversário da detenção dos Cinco – como são chamados –, que foram condenados em 2001 em um julgamento cheio de irregularidades. Por sua lealdade à pátria, os Cinco ganharam o título de Heróis da República de Cuba.

Da Redação do Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário