terça-feira, 26 de junho de 2012

Raúl Castro: "os golpes de Estado voltaram, mas disfarçados"

Fonte: TERRA

O presidente de Cuba, Raúl Castro, afirmou nesta segunda-feira que os golpes de Estado voltaram à América Latina, mas "disfarçados", referindo-se ao recente processo de impeachment que tirou Fernando Lugo do poder no Paraguai, informa a imprensa oficial da ilha caribenha.

"Os golpes de Estado voltaram ao continente, mas disfarçados", afirmou o governante cubano, em declarações feitas no aeroporto de Havana onde se despediu do líder de Belarus, Aleksandr Lukashenko, que o fez uma visita, de acordo com um relatório da agência oficial "Prensa Latina".

Castro disse que os últimos eventos no continente não o surpreendem, fez uma alusão ao golpe de Estado no Chile em 1973 - "não foi planejado nem organizado por Augusto Pinochet" - e expressou desconfianças ante o fato de que "ainda não foram desclassificados os documentos que mostrariam o papel exercido pelos Estados Unidos na ocasião, mediante o então secretário de Estado, Henry Kissinger".

"Já naquela época, o golpe de Estado era um método tão desprestigiado que surgem outros mecanismos como os das liberdades democráticas e os certificados de boa conduta concedidos por Washington", ironizou o líder.

Também disse que há anos ele mesmo previu, em uma conversa com seu irmão e antecessor, Fidel Castro, que os golpes de Estados voltariam à América Latina no dia em que os interesses dos Estados Unidos se vissem ameaçados no continente. "E voltaram, mas disfarçados".

O general-presidente citou ainda o golpe de Estado sofrido em 2002 pelo líder venezuelano, Hugo Chávez. "Com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, se desesperaram e apelaram ao golpe militar. Foi destituído, mas o povo o salvou e (os golpistas) fracassaram".

No sábado passado, em uma declaração oficial, o governo cubano condenou "energicamente" o que chamou de "golpe de estado parlamentar" no Paraguai contra Fernando Lugo e disse que a ilha não reconhecerá autoridade alguma "que não emane do sufrágio legítimo e do exercício da soberania por parte do povo paraguaio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário