quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cuba propõe acordo de combate ao tráfico de drogas aos Estados Unidos: os ianques se calam! (+vídeo)

Com informações do TUDO PARA MINHA CUBA

O secretário da Comissão Nacional de Drogas Cubano (CND), Israel Ybarra, relatou que Cuba enviou proposta de um acordo anti-narcótico e contra o tráfico com os Estados Unidos. Porém, não houve qualquer resposta, até o momento.

Ybarra fez suas declarações na sede do Ministério de Justiça de Cuba ressaltando que os Estados Unidos seriam o principal favorecido, já que é para lá que vai grande parte do tráfico de drogas do mundo.

Hoje, apenas pontualmente ocorre alguma cooperação bilateral entre Cuba e os Estados Unidos.

O Secretário do CND acusou não haver nenhum retorno dos Estados Unidos, mesmo nos casos em que há alguma cooperação. Também, acusou os Estados Unidos de politizarem a questão, utilizando-a como outro elemento de ingerência em diversos países. Segundo ele, uma das provas dessa postura estadunidense está no fato de condicionarem sua ajuda técnica e financeira a determinadas ações:

“Eu vou te ajudar se você me deixar fazer isso ou aquilo, ou te dou ajuda para aquilo, o que já causou problemas com vários países da América Latina, resultando até mesmo na expulsão da DEA (Agência de anti-tráfico norte-americana) de seus territórios" disse.

Ybarra ratificou a disposição de Cuba para cooperar com a comunidade internacional para lidar com o flagelo das drogas.

Nesse sentido, ele mencionou a existência de instrumentos de luta contra os narcóticos assinado com 35 países na África, América, Ásia e Europa; entre eles Brasil, Chile, Reino Unido, Canadá, Espanha, Venezuela, Tanzânia, Banheira de Laos, Jamaica, México, Líbano e Turquia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário