sábado, 6 de agosto de 2016

Cuba fica no 'quase' no judô em seu primeiro dia de Jogos Olímpicos

Tênis de mesa, ginástica artística, tiro, tiro com arco, natação e remo foram outros esportes disputados pela ilha no dia de abertura das competições

Cuba na abertura do Rio-2016, Larduet e Mestre Álvarez
Por Eduardo Vasco

A delegação cubana estreou neste sábado (06) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Judô, tênis de mesa, ginástica artística, tiro, tiro com arco, vôlei de praia, natação e remo foram os esportes que abriram as competições para a maior das Antilhas.

A judoca Dayaris Mestre Álvarez venceu sua primeira luta na categoria até 48 kg, contra a espanhola Julia Figueroa. Em seguida, ela enfrentou a brasileira Sarah Menezes, atual campeã olímpica da modalidade e favorita no confronto.

A luta foi dura e equilibrada. Terminou 0 a 0, e por causa de uma punição para a brasileira, Mestre Álvarez conquistou a vitória, aguentando até o final as tentativas de Sarah Menezes para derrubá-la.

Leia mais:

No embate seguinte, a cubana acabou derrotada pela sul-coreana Jeong Bokjeong e teve que disputar contra a cazaque Otgontsetseg Galbadrakh para tentar ainda a medalha de bronze. No entanto, ela perdeu novamente e terminou a competição em quinto lugar. A imprensa cubana, apesar de ter se surpreendido com a vitória sobre a brasileira, considerou inesperada a derrota para a cazaque, que tirou as chances de medalhas para Mestre Álvarez.

No tênis de mesa masculino, dois atletas cubanos perderam logo na estreia. Andy Pereira jogou muito mal e não foi páreo para o brasileiro Hugo Calderano. A derrota foi avassaladora: 4 sets a 0 (6-11, 7-11, 7-11 e 4-11). Já Jorge Campos acabou caindo diante do canadense Eugene Wang: 4-2 (11-6, 11-13, 11-9, 4-11, 5-11 e 6-11).

O remador Ángel Fournier se classificou sem grandes problemas para as quartas de final da categoria de dois mil metros, remo curto, derrotando o mexicano Juan Carlos Cabrera e o indiano Dattu Baban Bhokanal em sua bateria.

Jorge Grau, na pistola de ar de 10 m, terminou apenas em 37º lugar na primeira rodada de classificação da categoria. Por outro lado, na ginástica artística Manrique Larduet ficou em quarto nas barras paralelas e se classificou para a decisão, assim como no individual geral.

Cuba é um dos países mais tradicionais em Olimpíadas. O país já conquistou 72 medalhas de ouro, 67 de prata e 70 de bronze.

Este foi o primeiro dia de Olimpíada. O único esporte que Cuba competiu este sábado e que tem tradição é o judô, portanto ainda falta muito para competir. Modalidades como o boxe (34 medalhas de ouro), atletismo (10 medalhas de ouro), lutas (7 medalhas de ouro) o próprio judô (6 medalhas de ouro) que ainda tem outras categorias a serem disputadas, e a esgrima (5 medalhas de ouro) são esportes que Cuba é forte tradicionalmente e pode brigar por medalhas das mais variadas cores.

Com informações de Cubadebate, UOL, Wikipédia e site oficial dos Jogos do Rio 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário