quarta-feira, 13 de julho de 2016

Encontro americano de solidariedade a Cuba [2016]

Encontro americano de solidariedade a Cuba dará ênfase ao fim do bloqueio, integração latino-americana e caribenha e libertação de presos políticos nos EUA

Dominicanos e porto-riquenhos recebem agradecimentos do ICAP em nome dos Cinco.
Foto:Cubadebate
Dedicado ao 90º aniversário do Líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, o VIII Encontro Continental de Solidariedade a Cuba será realizado entre os dias 28 e 30 de julho em Santo Domingo, capital da República Dominicana.

Oficialmente o evento só começa dia 28, mas um dia antes serão realizadas inscrições dos delegados nos alojamentos e atividades na cidade de Baní. É esperado a presença de mais de 300 delegados vindo de países da América Latina, Caribe, Canadá e Estados Unidos.

Fim do bloqueio a Cuba e devolução de Guantánamo

Um dos objetivos centrais do encontro é a solidariedade a Cuba na conjuntura atual. Será debatido e aprovado um plano de ações contra o bloqueio estadunidense a Cuba e pela devolução do território de Guantánamo, ocupado ilegalmente pelos EUA. Também se pretende desenvolver ações para enfrentar a guerra midiática e fortalecer a estratégia de trabalho do movimento continental de solidariedade com o povo cubano.

Chamada para o encontro [1]




Organizado pela Campanha Dominicana de Solidariedade com Cuba, pelo Comitê de Solidariedade com Cuba de Porto Rico e pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), o evento ainda abordarão temas relacionados à integração e autodeterminação dos povos latino-americanos e caribenhos.

Integração latino-americana e caribenha e libertação de Ana Belén e Oscar Rivera

Cinco Heróis cubanos escalam o Pico do Turquino/Cuba para pedir a libertação de Oscar. 
Foto: Ramón Frontera Nieves/Brigada Juan Rivera 

A primeira conferência do encontro, marcada para o dia 28, será sobre a integração latino-americana e caribenha e a solidariedade a Cuba. No mesmo dia ainda desenvolverá a conferência sobre o processo de colonização no Caribe, as violações de direitos humanos em Porto Rico/Estados Unidos e a situação dos presos políticos nos EUA: o porto-riquenho nacionalista, Oscar López Rivera e estadunidense amiga de Cuba, Ana Belén Montes. Já a conferência sobre as consequências do bloqueio a Cuba, os planos subversivos dos EUA contra Cuba e o andamento das relações entre Cuba e EUA será a primeira do dia 29.

Arte pela libertação de Ana Belén Montes, presa desde 2001 e condenada a 25 anos nos EUA
Também serão apresentados três painéis e seis mesas de debates por temáticas.

O primeiro painel (dia 28, à tarde) será sobre a Revolução Bolivariana e o assédio duplo do imperialismo estadunidense/oligarquias venezuelanas. Os outros dois (dia 29, à tarde) serão sobre a participação da mulher no processo de integração e o papel da juventude diante da crise e alternativas solidárias.

Já as mesas serão debatidas na tarde do dia 28 e terão seus resultados apresentados na manhã do dia 29. São elas: Plano de ação continental de solidariedade a Cuba para derrotar o bloqueio; colonialismo e neocolonialismo na América Latina e Caribe; processo de integração latino-americano e caribenho; mulher e integração; juventude, crises e alternativas; presos políticos do Império e Direitos Humanos.

Chamada para o encontro [2]




Já a aprovação das resoluções, declaração final e conhecimento das propostas dos candidatos a país sede do próximo encontro de solidariedade serão no dia 30.

O encontro será realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho na Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD), sede do evento. No entanto, ocorrerão conferências nas cidades de Santiago de los Caballeros, San Francisco de Macorís, Baní e Barahona.

VIII Encontro Continental de Solidariedade a Cuba.
Arte/divulgação
Programação completa aqui.

Com informações do Granma, Cubainformacion, Comitê preparatório e ICAP.

5 comentários:

  1. Esta conferencia demonstra a grande necessidade da luta anti imperialista e amti colonialista na america latina e caribe. Isto apos mais de 500 anos de invasao de supostos civilizados e pior tambem de um pais norte americano que foi colonizado. Sei que teremos uma grande conferencia em solidariedade a CUBA , em defesa da democracia e dos direitps humanos. VIVA CUBA

    ResponderExcluir
  2. Esta conferencia demonstra a grande necessidade da luta anti imperialista e amti colonialista na america latina e caribe. Isto apos mais de 500 anos de invasao de supostos civilizados e pior tambem de um pais norte americano que foi colonizado. Sei que teremos uma grande conferencia em solidariedade a CUBA , em defesa da democracia e dos direitps humanos. VIVA CUBA

    ResponderExcluir
  3. Leia a declaração final e o plano de ação do VIII Encontro Continental de Solidariedade Com Cuba: https://convencao2009.blogspot.com.br/2016/08/declaracao-final-do-encontro.html

    ResponderExcluir
  4. Assista a palestra do teólogo e religioso brasileiro, Frei Betto, no VIII Encontro Continental de Solidariedade Com Cuba: https://convencao2009.blogspot.com.br/2016/12/frei-betto-desde-revolucao-cuba.html

    ResponderExcluir
  5. Ana Belén Montes no VIII Encontro Continental de Solidariedade com Cuba: https://convencao2009.blogspot.com.br/2016/08/ana-belen-montes-condenada-25-anos-de.html

    ResponderExcluir