quarta-feira, 27 de julho de 2016

26 de Julho: dia da rebeldia cubana é comemorado em Salvador

Celebração do "26 de Julho" na Bahia. Foto: Médicos de Cuba no Brasil
Da Brigada de médicos cubanos no Brasil 

O Consulado de Cuba em Salvador, uma representação da brigada médica cubana no Brasil, atletas do judô e taekwondo de Cuba, que se preparam na Bahia para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, festejaram o "26 de Julho" - mais conhecido como o dia da rebeldia cubana – na capital baiana. 

A celebração mostrou que os cubanos sentem-se orgulhosos com a data que marcou o início da independência definitiva de Cuba, finalmente conquistada com a Revolução de 1959. 

Além dos cubanos, compareceram na celebração, os amigos de Cuba, a Associação Cultural José Martí, os cubanos residentes em Salvador, o secretário estadual de esportes do estado, Álvaro Gomes, e demais autoridades baianas. 

A Cônsul de Cuba na Bahia, Laura Pujol, explicou o significado que tem o “26 de Julho” para os cubanos e manifestou alegria de poder compartilhar isso com os atletas e os médicos naquele dia. Já Rafael Manso, presidente da Federação cubana de Judô, agradeceu a oportunidade de celebrar em família essa bonita data, saudou os médicos cubanos por excelente trabalho realizado e reafirmou o compromisso da delegação cubana de representar Cuba com honra e dignidade.

A música esteve por conta de Alexey Martinez, um cubano que fez todos dançarem: médicos, atletas, cubanos e brasileiros, jovens e mais velhos, que no final, em uma única voz, cantaram Guantanamera com gritos de Viva Cuba e Viva o 26 de Julho fazendo esquecer por um momento a distância que todos estavam de casa. 

Este foi o ato por 26, em homenagem aos heróis e mártires da Pátria, uma largada para os festejos dos 90 anos de um sempre jovem que em 26 de Julho de 1953 decidiu tomar de assalto a esperança, para não deixar morrer as ideias de Martí, o vitorioso comandante em chefe, Fidel Castro Ruz.

Declaração de Manso e um pouco do show de Alexey


Tradução e adaptação: Sturt Silva/blog Solidários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário