terça-feira, 19 de abril de 2016

Concluído 7º congresso dos comunistas cubanos; Rául Castro continua como 1º Secretário

Foto: Encerramento do Congresso do PCC. Por Ismael Francisco/Cubadebate
Por Sturt Silva

Com a presença do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, terminou nesta terça-feira o sétimo congresso do Partido Comunista Cubano (PCC). 

O congresso, que reelegeu o presidente cubano - Raúl Castro - como Primeiro Secretário, elegeu o novo Comitê Central, Burô Político e Secretariado da organização comunista. José Ramón Machado Ventura também foi reeleito Segundo Secretário do partido e continua na presidência do Secretariado.

O Comitê Central que tem idade média de 54 anos conta com a presença de 142 dirigentes, sendo 44% mulheres e 36% de origem negra/mestiça. 

Composição do Birô Político/Cubadebte

O Birô Político do PCC têm 17 membros, entre os que se incluem, além de Raúl – Presidente do Conselho de Estado e Ministros e Ventura – Vice-presidente do Conselho de Estado e Ministros, Miguel Díaz-Canel - Primeiro Vice-presidente do Conselho de Estado e de Ministros, Esteban Lazo – presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Ramiro Valdés - Vice-presidente do Conselho de Estado e de Ministros, Salvador Valdés - Vice-presidente do Conselho de Estado, Leopoldo Cintra – Ministro das Forças Armadas Revolucionárias (MINFAR), Marino Murillo Jorge, Vice-presidente do Conselho de Ministros e Ministro de Economia e planificação, Mercedes López Acea, Primeira Secretária do Comitê Provincial do Partido em Havana e Vice-presidente do Conselho de Estado, Álvaro López Miera - Vice-ministro e Chefe do Estado Maior, Ramón Espinosa Martín -Vice-ministro do MINFAR e Bruno Rodríguez – Ministro das Relações Exteriores. Além desses há 5 novos: Ulises Guilarte de Nacimiento - Secretário Geral da Central de Trabalhadores de Cuba, Roberto Morales Ojeda - Ministro de Saúde Pública, Miriam Nicado García, Reitora da Universidade das Ciências de Informática, Teresa Amarelle Boué - Secretária Geral da Federação de Mulheres Cubanas e Marta Ayala Ávila – Vice-diretora geral do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.

Fidel Castro discursa durante o congresso. Por Ismael Francisco/Cubadebate
Já o secretariado é composto, além do presidente Ventura, por Abelardo Alvarez Gil, José Balaguer Cabrera, Olga Lidia Tapia, Jorge Cuevas Ramos e Omar Ruiz Martínez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário