quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Prevenindo futuros desastres socioambientais: Brasil doa alimentos a Cuba [+ vídeo]

Governo do Brasil doa toneladas de alimentos a Cuba através do Programa Mundial de Alimentos

Foto: CGFome/MRE

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) recebeu uma importante doação do Governo do Brasil destinada a apoiar as operações dos programas que desenvolve em Cuba, para o período 2015-2018. Os custos associados ao transporte e armazenamento desta contribuição foram suportados pelo Governo cubano.

A doação, de 2.390 toneladas de arroz e 1.191 toneladas de feijão, servirá também para a criação de uma reserva de alimentos que permitirá ao PMA dar uma resposta mais rápida em caso de uma eventual catástrofe socioambiental em Cuba. Para tal, serão reservadas 500 toneladas de alimentos, suficientes para atender imediatamente mais de 275 mil pessoas, durante um mês.

Durante a cerimônia de entrega da doação Laura Melo, Representante do PMA em Cuba, enfatizou a importância fundamental destes mecanismos de preparação e resposta rápida a desastres socioambientais.

"Cuba é muito vulnerável a furacões e secas, por isso é necessário trabalhar permanentemente no fortalecimento das nossas capacidades para apoiar as ações do Governo e reduzir o impacto dos desastres na vida das comunidades", afirmou Laura.

O restante dos alimentos será enviado para as redes de proteção social existentes no país e apoiará crianças, mulheres grávidas e em período de amamentação, assim como adultos com mais de 65 anos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional destes grupos mais vulneráveis da população.

"Para o Governo brasileiro, os laços de cooperação que unem o Brasil ao PMA e ao Governo de Cuba são muito importantes", afirmou Thiago Carvalho, Coordenador do Setor Cultural e de Cooperação da Embaixada do Brasil em Havana. "Estamos honrados em oferecer essa doação para apoiar o fornecimento de alimentos saudáveis ​​e nutritivos para as populações mais vulneráveis", acrescentou.

Na cerimônia, a representante do MINCEX - contraparte em Cuba da cooperação internacional - Damary Vila, disse que esta contribuição fortalece ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem Cuba ao PMA, e ao Governo brasileiro.

O evento foi realizado num dos espaços selecionados pelo PMA para armazenar os alimentos destinados às ações de emergência.

Esta contribuição, que representa um valor financeiro aproximado de US$ 1.4 milhões, irá ajudar alguns programas de assistência alimentar iniciados pelo PMA em Cuba este ano, que têm como objetivo contribuir para a segurança alimentar e nutricional de mais de 900.000 pessoas em cinco províncias, Pinar del Río e Matanzas. A iniciativa contempla três componentes principais com atividades que visam apoiar redes de proteção social; a ampliação dos vínculos entre os sistemas de proteção social e cadeias de valor agrícolas e, finalmente, a gestão do risco de desastres, fortalecimento da resiliência das comunidades e capacidades de adaptação às mudanças climáticas.

A doação recebeu atenção do principal canal de TV cubana, que fez uma reportagem para registrar a cerimônia de entrega. Veja também aqui mais fotografias da cerimônia de entrega dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário