sexta-feira, 1 de maio de 2015

Milhões nas ruas de Cuba no Dia Internacional do Trabalhador [com vídeos]

Trabalhadores cubanos unidos na construção do Socialismo. Por Ricardo Hevia/Granma

Do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba, direito de Havana

O desfile do 1° de Maio, celebrado na Plaza de la Revolución, contou com representação e apoio de todos os sindicatos de todas as categorias profissionais de Cuba. Encerrado com a participação dos jovens trabalhadores do país, foi a eles dedicado, por seu protagonismo na tarefa de manter e atualizar o socialismo cubano. 
Maduro, ao lado de Raúl Castro, presente no 1º de Maio cubano.
Por  Ismael Francisco/CubaDebate
A data também foi marcada, nesse 2015, pelo apoio massivo ao povo venezuelano, contando inclusive com a presença do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A comemoração foi especialmente majestosa já que, pela primeira vez, em 16 anos, TODOS OS CINCO CUBANOS que permaneceram injustamente presos em cárceres estadunidenses, durante todo esse período, abriram o desfile! 
Os Cinco na Praça da Revolução. Por Ismael Francisco/CubaDebate
Junto aos Cinco, participaram da abertura os trabalhadores da área da saúde, que se destacam atualmente por sua participação no combate ao ebola, no continente africano – e, de forma mais geral, por sua missão internacionalista estabelecida desde o início da Revolução. Nos dias de hoje, os médicos cubanos estão presentes em mais de 60 países ao redor do mundo. 

Milhões nas ruas de Havana. Por Ricardo Hevia/Granma
O caráter internacionalista é o que marca, distintivamente, o Dia dos Trabalhadores em Cuba: hoje, em todo o país, mais de 2 mil amigos da Revolução Socialista, de aproximadamente 70 países de todos os continentes, participaram das comemorações. Junto a milhões de cubanos, exigiram o fim do bloqueio econômico a Cuba e denunciaram seu caráter injusto, genocida e terrorista. Para os cubanos, a grande vitória no marco das novas relações com os EUA, é o expressivo aumento de demonstrações de solidariedade de diversos povos, em diferentes países. Graças a essa solidariedade – que jamais se poderá bloquear – as manifestações do Primeiro de Maio foram, em 2015, especialmente festivas e coloridas! 

Com informações da TeleSUR.

Discurso de Ulises Nacimiento, Secretário Geral da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC)




Transmissão da TV Cubana:

Parte I
  

 Parte II 

Parte III

Nenhum comentário:

Postar um comentário