terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Banco Mundial: Cuba é o país do mundo que mais investe em educação

1961: Fidel Castro declara Cuba 1º território livre
do analfabetismo na América Latina

A ilha socialista destina mais de 13% de seu PIB (Produto Interno Bruto) na área de educação. Timor Leste é o segundo no ranking mundial, com 11,3%.

O ranking de investimento e incentivo à educação (2009-2013), divulgado recentemente pelo Banco Mundial, mostra o quanto a educação é um valor primordial para o povo e o governo cubano. O país é o que mais investe em educação em todo o mundo, disponibilizando 13% de seu PIB para o setor.

Assista:

Em segundo lugar no ranking do BM está o pequeno país de língua portuguesa situado no extremo leste da Indonésia, no Sudeste asiático: Timor-Leste. O país investiu 11,3% de seu orçamento nacional na educação no ano de 2009, 10,5% em 2010 e 9,4% em 2011.

Leia também:

Timor-Leste está na frente de países muito desenvolvidos, como Dinamarca (8,7%), Islândia (7,6%) e Nova Zelândia (7,4%).

Entre os dez países que mais investem em educação em todo o planeta estão ainda mais dois países latino-americanos que apresentam governos progressistas que primam pela qualidade da educação de seus povos: Venezuela e Bolívia.

Os dois países sul-americanos apresentam um investimento de 6,9% de seu PIB na área educacional, o que é algo histórico para o bem-estar de seus povos e o aprofundamento de seus processos de transformação social.

Isso significa que, em todo o continente americano, os países que mais se preocupam com a educação de seu povo são Cuba, Venezuela e Bolívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário