sexta-feira, 6 de junho de 2014

Informações atuais sobre o caso dos Cinco em jornada de Washington

Foto: Bill Hackwell
Da Prensa Latina 

Informações atuais sobre o caso dos antiterroristas cubanos ainda presos nos Estados Unidos serão fornecidas hoje durante o segundo dia da conferência Nova Era nas Relações Estados Unidos-Cuba, realizada nesta capital.

A conferência está inserida no programa de atividades da III Jornada de denúncia e solidariedade Cinco dias pelos Cinco, um evento anual que pretende organizar maior pressão política para que sejam libertos Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero, os três antiterroristas cubanos do grupo dos Cinco que permanecem em prisões federais.

Do quinteto, só René González e Fernando González voltaram à pátria depois de cumprir a totalidade das penas que foram impostas.

Nesta sexta-feira, os reverendos John McCullough, diretor do Serviço Mundial de Igrejas, e Graylan Hagler, eminente Ministro da Congregação Plymouth, e o político e escritor brasileiro, Fernando Morais, presidirão a sessão plenária.

Ontem, o tema da história do terrorismo contra Cuba ocupou parte da agenda desta jornada internacional, que se estenderá até 11 de junho em Washington DC, da qual participam representantes de pelo menos 30 países.

Os conferencistas neste segmento foram o advogado José Pertierra, Sandra Levinson, presidenta do Centro de Estudos Cubanos de Nova York, e Francisco Letelier, artista e escritor, filho de Orlando Letelier, chanceler chileno durante o governo de Salvador Allende, assassinado em Washington por terroristas anticubanos em 1976.

Também participou Graciela Ramírez, coordenadora do Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco, que falou sobre as agressões e danos sofridos pela ilha caribenha em mais de 50 anos.

Nesse contexto, foi reiterada a importância do trabalho desses homens ao advertir sobre os planos de grupos violentos organizados no sul da Flórida contra o país caribenho.

Houve também um painel sobre Prospectos das relações Estados Unidos-Cuba, do qual participaram, entre outros, William Leo Grande, decano da escola de Assuntos Políticos da American University, e o coronel da reserva Lawrence Wilkerson.

A abertura da Conferência Nova Era, contou ontem com a presença do ator e ativista Danny Glover (foto) e a reverenda e ex-secretária geral do Conselho de Igrejas de Cristo Joan Brown Campbell.

Os prêmios Nobel Rigoberta Menchú, da Guatemala, e Adolfo Pérez Esquivel, da Argentina, enviaram sua mensagem de apoio ao evento, assim como o teólogo brasileiro, Frei Betto.

Em 2005, um grupo de especialistas das Nações Unidas concluiu que a detenção dos Cinco era arbitrária e pediu ao governo que remediasse a situação.

No entanto, são quase 16 anos de detenção dos Cinco em Miami e ainda Hernández, Labañino e Guerrero, continuam em prisões federais pagando uma condenação injusta que juntas somam duas prisões perpétuas, 66 anos e 10 meses, mais cinco anos de liberdade supervisionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário