sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Você sabia que os EUA têm um programa para fazer médicos cubanos desertarem?


Desde 2006, os EUA oferecem um visto específico para esses profissionais. O chamado CMPP (Cuban Medical Professional Parole Program) é ofertado a todo médico cubano que esteja estudando ou trabalhando em uma missão num terceiro país e que não possua "quaisquer inelegibilidades que impediriam a admissão" nos Estados Unidos, segundo o site oficial do programa.

"O serviço de imigração dos Estados Unidos pode exercer sua autoridade discricionária para permitir que cidadãos cubanos possam vir para os Estados Unidos", informa o governo norte-americano. Além de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de laboratório, além de treinadores esportivos, também estão habilitados a solicitar o visto.

Sendo assim, qualquer profissional cubano que pisar em solo americano tem direito automático a visto permanente e um emprego. Os cubanos também podem pedir o visto antes da viagem.

Os que aceitam as ofertas dos Estados Unidos, os que emigram para outros países ou ficam no país que os recebe depois de terminado o contrato representam cerca de 3% dos efetivos.

Até o momento, no Brasil, apenas uma médica cubana desertou e já pediu asilo nos EUA. Mantida a média de 3%, pode-se esperar que até 120 dos quatro mil médicos cubanos “desertem”.

Fonte: Plantão Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário