sábado, 8 de setembro de 2012

Carter pede que Cuba seja retirada de lista de países terrorista


Washington, 7 de setembro - Prensa Latina

O ex-presidente dos Estados Unidos James Carter chamou o governo de seu país a tirar Cuba da lista de nações terroristas e eliminar as sanções econômicas e comerciais contra a ilha caribenha. 

Acrescentou que a maioria dos cubano-americanos apoiam a normalização das relações entre ambos estados e manifestou preocupação pelo fato da Casa Branca manter o bloqueio econômico, financeiro e comercial contra Havana por mais de meio século. Segundo Carter, essa medida coerciva socava qualquer credibilidade de seu país.

Durante uma intervenção na conferência anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento nesta capital, Carter afirmou que a política de Washington para Cuba é dependente demais dos líderes das organizações anticubanas da Flórida. Nesse sentido, considerou que uma moderação das proibições de viagem a esse país suporia um grande avanço nos vínculos entre as duas nações. 

Desde 1982, o Departamento de Estado mantém Cuba na lista de estados que patrocinam o terrorismo, por razões políticas. O bloqueio está vigente desde 7 de fevereiro de 1962, foi convertido em lei em 1992 e 1995, e tem sido condenado durante 20 anos consecutivos pela Assembleia Geral das Nações Unidas. De acordo com fontes oficiais, esse cerco causou prejuízos econômicos ao povo cubano superiores aos 975 bilhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário