segunda-feira, 2 de maio de 2011

Prêmio "Oliveira da Paz" para Fidel Castro!

O Conselho Mundial da Paz (CMP) concedeu na ultima sexta-feira (29) ao líder da Revolução cubana, Fidel Castro, a "Oliveira da Paz", por ser exemplo de constante luta pela convivência pacífica entre as nações.

O presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, Ricardo Alarcón, recebeu o reconhecimento outorgado a Fidel Castro durante a reunião do Comitê Executivo do CMP em Havana que teve o encerramento do encontro neste sábado (30), com a participação de representantes de 40 países.

O prêmio concedido pelo Conselho Mundial da Paz a Fidel é uma escultura em madeira que representa o globo terrestre, coroada com os lauréis da paz, obra do artista grego Kosta Rotos.

A presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, ofereceu a Fidel, em nome do CMP e do Cebrapaz, um quadro da pintora brasileira Edíria Carneiro Amazonas, cujo motivo reflete a luta e as demandas históricas dos trabalhadores de todo o mundo.

Foram homenageados também, devido a sua luta antiterrorista e pela preservação da paz, os cinco patriotas cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998.

Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González cumprem penas que chegam até duas prisões perpétuas mais 15 anos de cárcere por informar sobre planos criminosos de grupos anticubanos baseados no estado norte-americano da Flórida.

Ao intervir na reunião, Alarcón denunciou que o assassino confesso Luís Posada Carriles desfruta da proteção oficial de Washington, e a partir do território estadunidense anuncia crimes futuros, com total impunidade.

Alarcón acentuou que, por tratar de impedir tais ataques, os Cinco – como são internacionalmente conhecidos – foram pesadamente condenados e cumprem cruel pena de prisão, ante a indolência do sistema judicial norte-americano e o silêncio das transnacionais da informação.

Familiares dos Cinco, que receberam das mãos da presidente do CMP uma placa em homenagem a eles, também participam da reunião, ao lado de membros de organizações cubanas de luta pela paz e de solidariedade internacional, entre elas o Movimento Cubano pela Paz (Movpaz) e o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap).

A presidente do Conselho Mundial da Paz, a brasileira Socorro Gomes, sublinhou que na batalha por defender a harmonia e a justiça mundiais, o CMP nunca cessará o empenho para conseguir que os antiterroristas cubanos encarcerados regressem em breve a sua pátria.

O prêmio é mais do que merecido.Não prescisa dizer que Fidel presidiu uma Nação que ofereceu ao longo dos anos, inclusive nos períodos especiais, médicos e educadores aos países do "terceiro mundo" em vez de militares. Também cabe lembrar os feitos de Cuba na parte social e as últimas reflexões do companhairo Fidel onde ele, bem antes de analistas de guerra, já previa novas guerras imperialistas e alertava para unirmos contra estas.Os ataques á Líbia pela OTAN e pelos países "ocidentais civilizados" é prova real e atual dos acertos de Fidel.

Parabéns Fidel Castro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário